Por que seu sistema imunológico precisa de uma floresta

Por milhões de anos, o sistema imunológico de nossos ancestrais co-evoluiu com seu ambiente. Existem gazilhões(incontável) de vírus, bactérias e outros microorganismos espalhados e sobre os quais os seres vivos são expostos diariamente.

Alguns são benéficos e outros prejudiciais, de modo que a vida aprendeu a colaborar com as benignas (há mais células não humanas em seu corpo do que células humanas) e a se defender das prejudiciais (o sistema imunológico de organismos vivos saudáveis ​​ainda é o sistema de segurança mais sofisticado do mundo). Por causa do processo de coevolução, a vida aprendeu a imunizar-se contra doenças infecciosas e o sistema imunológico dos habitantes da floresta evoluiu em conjunto com o sistema imunológico da floresta.

Embora tenhamos reduzido a maior parte das florestas do mundo a carvão, papel higiênico, material de construção e poeira, as florestas restantes ainda nos oferecem um incrível impulso imunológico. Quase 1.000 estudos científicos "apontam em uma direção: a natureza não é apenas agradável de ter, mas também é essencial para a saúde física e a função cognitiva", de acordo com a Escola de Estudos Florestais e Ambientais de Yale.

Por exemplo, estudos com estudantes e idosos mostram que gastar tempo na natureza reduz significativamente a inflamação. Além disso, pesquisas da Nippon Medical School no Japão mostram que o tempo gasto nas florestas aumenta o número de células assassinas naturais, que promovem nossa defesa imunológica, enquanto expandem a atividade funcional dessas células antivirais. Além disso, a pesquisa também mostrou que as visitas à floresta aumentam a quantidade de proteínas anticâncer intracelulares e esse efeito durou uma semana inteira após a viagem. Nenhum desses efeitos foi observado após viagens à cidade.

Outros estudos mostram que os aromas naturais secretados por árvores perenes, conhecidos como fitonídeos, estão associados a melhorias na atividade dos defensores imunológicos da linha de frente humana. Os benefícios de saúde da natureza são, portanto, amplas e fortes associações entre o acesso à natureza e vidas mais longas e saudáveis ​​são cada vez mais reveladas pela ciência. Um estudo da Perspectivas de Saúde Ambiental de 2016, por exemplo, encontrou uma taxa de mortalidade 12% menor em pessoas que vivem próximas à natureza, mesmo depois de corrigir os antecedentes sociodemográficos e os hábitos de fumar, com as maiores melhorias relacionadas à redução do risco de morte de câncer, doença pulmonar ou doença renal.

Então, seu sistema imunológico precisa de uma floresta. Uma floresta selvagem saudável, não um parque ou plantação estéril. Esses períodos de bloqueio devido ao surto de COVID-19, onde muitas atividades são canceladas, são o momento perfeito para refletir sobre o que podemos fazer para melhorar nosso sistema imunológico. Cada cidade, sua própria floresta urbana, seria um grande começo. Porque a natureza é melhor para a nossa saúde do que o sistema de saúde.


Aqui estão algumas referências sobre a interdependência entre natureza e saúde:

Escola de Estudos Florestais e Ambientais de Yale: Robbins J. 2020. “Ecopsicologia: Como a imersão na natureza beneficia sua saúde”, YaleEnvironment360. https://e360.yale.edu/features/ecopsychology-how-immersion-in-nature-benefits-your-health


Selhub EM e Logan AC. 2012. Seu cérebro na natureza. John Wiley & Sons.


Li Q. 2010. Efeito de viagens de banho na floresta na função imune humana.


Environ Health Prev Med 15 (1): 9–17.


Li Q et al. 2008. Uma viagem de banho na floresta aumenta a atividade natural humana de matar e a expressão de proteínas anticâncer em mulheres. J Biol Regul Homeost Agents 22 (1): 45-55.


Preuß M et al. 2019. A baixa exposição à natureza na infância está associada a uma pior saúde mental na idade adulta. International Journal of Environmental and Public Health 16 (10): 1809. https://doi.org/10.3390/ijerph16101809


Mao GX et al. 2012. Efeitos dos banhos florestais de curto prazo na saúde humana em uma floresta perene de folhas largas na província de Zhejiang, China. Biomed Environ Sci 25 (3): 317-24. doi: 10.3967 / 0895-3988.2012.03.010.


Gorissen L. 2020. Construindo o futuro da inovação em milhões de anos de inteligência natural. Na imprensa.


Fonte: http://www.naturalintelligence.info/post/why-your-immune-system-needs-a-forest

Tradução: Lucas Bohrer de Moraes


#florestaesaude #centroadhipati #vidasaudavel #vidasimples


15 visualizações

Entre em Contato

  • Facebook ícone social
  • Instagram

+55 75 992132704

© 2017 ADHIPATI Centro de Terapias Ayuveda | Cursos na Índia.

Vale do Capão, Chapada Diamantina - Bahia - Brasil

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon