Ayurveda e Viroses

Esse texto é baseado na tradução de artigos científicos e de uma pesquisa com alguns amigos indianos Vaidyas, e busca explicar qual a visão do ayurveda sobre viroses. Os textos clássicos do ayurveda nos ensinam como viver uma vida saudável e como tratar diversas doenças. Será que eles falam também como podemos tratar viroses? Ayurveda não fala sobre vírus, porém fala sobre Bhootas, Rakshas, Ama dentre muitos outros termos que nos ajudam a compreender melhor essas patologias.

Os tridoshas (vata, pitta e kapha - os três fatores funcionais básicos do corpo) são responsáveis ​​por sustentar a vida em seu estado homeostático, de acordo com o Ayurveda. A viciação dos tridoshas (o estado fisiológico anormal) é considerada como patologia e nenhuma doença pode ocorrer sem a viciação de vata, pitta e kapha, seja individualmente ou em combinação. Os doshas viciados, isoladamente ou em combinação, juntamente com AMA(alimento não digerido / metabólitos anormais) e rasa dhatu (linfa) causam o deslocamento do Jatharagni (fogo digestivo) que se manifesta como Jwara(febre).

Jwara (febre) é considerado o "senhor" entre todas as doenças por causa de seu poder de afetar o corpo, a mente e os sentidos. Jwara ocorre freqüentemente no momento do nascimento e da morte de um indivíduo. Jwara pode ser um sintoma de alguma outra doença ou pode ocorrer como doença independente. Jwara é caracterizada por Santaapa (temperatura corporal elevada), Aruchi (perda de apetite), Trishna (sede excessiva), Angamarda (dores no corpo), Hridivyatha (dor / desconforto na região hipocondríaca esquerda).

Muitos tipos de jwara foram descritos em textos clássicos do ayurveda. De acordo com fatores causais, jwara é dividido em dois grupos, nija (origem interna) e agantuja (origem externa). Nija jwara ocorre devido a doshas viciados, dhatus (elementos do tecido) etc; e agantuja ocorrem devido a vários fatores de origem externa, como infecções, lesões, VÍRUS e também fatores psicológicos como raiva, depressão, angústia etc;


Segundo Ayurveda, Ama Dosha é a causa de maior parte das vyadhi(doenças). Quando Rasa dhatu(primeiro tecido do corpo) que por causa de Agnimandya (Agni viciado/digestão fraca) permanece “cru”/viciado(não digerido/anormal) e acumula-se no amasaya(estomago e intestino delgado), é conhecido como Ama. Podemos dizer que Ama é uma partícula alimentar não digerida. Em suma, podemos dizer que Agnimandya produz Ama, que pode ser comparado com substâncias tóxicas, que não são capazes de nutrir o corpo, mas viciam os doshas e causam doenças. O Ama é indigesto, não processado, consistindo de material fibroso, pesado, líquido, pegajoso e com mau cheiro. Este Ama é a causa de drubalya, debilidade no corpo podendo causar muitas doenças e enfraquecer muito o sistema imunológico. Ama circula junto com Rasa Dhatu e se acumula no local onde é obstruído, assim tornando o local de origem da doença.


Podemos dizer que se você tem Ama acumulado no seu corpo e os doshas viciados, isso causara uma diminuição do poder da sua imunidade(Vyadhikshamatva) permitindo dessa forma que Bhootas ou Rakshas (agentes externo/vírus) ganhem forma e se manifestem como Jwara(“febre”) ou outras enfermidades. Por isso a importância dos tratamentos de desintoxicação, alimentação e rotinas saudáveis, para assim mantermos nossa imunidade forte, livre de Ama e com os Doshas em equilíbrio.


Conseguimos, então, compreender a visão do ayurveda sobre essa patologia, mas e o que devemos fazer para não acumularmos ama, não viciarmos os doshas e assim mantermos o nosso sistema imunológico poderoso? Precisamos principalmente manter nossa mente e corpo saudáveis e fortes. E nisso, ayurveda também tem muito a contribuir, eu diria que é uma das coisas mais fascinantes em comparação a outros sistemas de medicina.


Nos próximos posts vamos falar mais sobre isso.


Referências Bibliográficas:

- Ashtanga Hridayam

- Acta Scientific Medical Sciences for Dnyaneshwar Kantaram Jadhav

- Dr. Kalpana Kachara, Dr. Anukul C Kat - Indian Journal of Applied Research


#covid19 #viroses #ayurveda #ayurvedaeviroeses #vyadhikshamatva


130 visualizações

Entre em Contato

  • Facebook ícone social
  • Instagram

+55 75 992132704

© 2017 ADHIPATI Centro de Terapias Ayuveda | Cursos na Índia.

Vale do Capão, Chapada Diamantina - Bahia - Brasil

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon