Dakshina Tantra Yoga

Liberdade e felicidade, anseios e necessidades básicas difíceis de serem alcançados. O indivíduo é mutante, constantemente a mercê de influências de sua geração, em conflito com gerações passadas, e do meio social em que vive. Leva consigo uma fonte de tensões, físicas, emocionais ou mentais, carregado de emoções e conteúdos reprimidos determinados desde a infância por condicionamentos que comandam e moldam a personalidade. Como conseqüência, um grande mistério faz com que esteja permanentemente mergulhado nos ritos sufocantes do dia-a-dia. Apoiada no vazio de sua existência, a pessoa corre contra um tempo que não existe, sobrevive pela fantasia de sua mente. Cega, vai ao encontro daquilo que deseja ver. Envolvida em um mundo de ilusão, não trabalha seus medos e desacertos. Sem uma visão clara e objetiva da realidade, simplesmente aguarda passivamente ser consumida pelo tempo.

 

Dakshina Tantra Yoga libera o indivíduo da escuridão, penetra no âmago da consciência individual por meio da expansão da mente com um trabalho de equilíbrio da personalidade. O homem deve aprender a lidar com sua própria natureza, independentemente de idade, profissão, crenças, hábitos ou costumes. Qualquer pessoa que tenha os meios adequados, deve aprender a controlar a si mesmo e encontrar a união com a consciência ilimitada e não qualificada (o criador), explorando os diversos níveis mentais capazes de serem alcançados.

 

Dakshina Tantra abrange uma filosofia e uma série de conceitos que fundamentam várias disciplinas: desde posturas psico-físicas, disciplina da respiração, abstração dos sentidos, concentração e meditação. Essa somatória de técnicas permite avaliar a origem de uma determinada fonte de tensão e, através da conscientização das dificuldades, é possível superá-las, eliminando esta fonte de tensão. Trata-se também de um processo de auto-ajuda, pois o aluno deve possuir determinação, disciplina e força de vontade.

 

O nível de consciência de uma pessoa vai se modificando, a medida em que a energia predominante em cada um dos sete pontos principais de energia no plano sutil do corpo humano (Cakras) desloca-se de um ponto a outro através da correta energização. Alcança-se assim um novo anseio para a liberdade com a consciência que você já é a felicidade que tanto busca.

 

Luiz Gondim

 

A sadhana, a busca tântrica, possui três aspectos: o sujeito, o objeto e o meio. O sujeito, ou sadhaka, é o aspirante, o discípulo que emprega certos meios especiais para o logro de certos resultados definidos. O objeto é o que se busca alcançar e é chamado de sadhya, o conhecimento que desejamos adquirir. Por fim, os meios são os diversos métodos estabelecidos nos Tantra Shastras, as escrituras tântricas. As práticas utilizadas neste processo de busca do equilíbrio da personalidade são:
- Yogasanas
- Yogasana Vijnana
- Yoga Kuruntha (cordas)
- Surya Namaskaram
- Pavana Muktasana
- Yoga Suksma
- Yoga Sthula Viyayama
- Dharana Yantra e Tattva Yantra
- Meditações Tântricas
- Pranayama
- Relaxamentos Dirigidos
- Yoga Nidrá

Yogasanas

Exercícios psicofísicos distribuídos em várias séries e níveis visando à energização dos Chakras para que o indivíduo possa expressar sua personalidade em sua plenitude.

Yogasana Vijnana

Praticadas normalmente depois de yogasanas, fazem parte do Caminho da Criação, Srsti Krama. Nesta prática são usamos mudras e também o canto dos Bija Mantras dos Chakras.

Yoga Kuruntha (cordas)

Kuruntha em sânscrito significa marionete. Consiste em uma série de exercícios realizados em cordas presas na parede. Propiciam bom tônus e alongamento muscular. Devem estar associados às asanas.

Surya Namaskaram

Série de posturas dinâmicas que alternam flexões para frente e para trás, provocando um profundo alongamento em todo o corpo. É uma ferramenta versátil no armamento terapêutico do Yoga. Tem vasto campo de aplicação, é fácil e agradável de ser executado.

Pavana Muktasana

Série de exercícios composta de três partes: anti-reumática, anti-gastrítica e energizante. Promove a desobstrução das articulações, o resgate e o fortalecimento da mobilidade muscular, reorganiza a função digestiva e permite um melhor fluir da energia (Prana) nos diversos segmentos do corpo. Indicado nos processos reumáticos, desequilíbrios do sistema digestivo, períodos pós-operatórios e também para idosos e gestantes.

Yoga Suksma

Yoga Suksma Vyayama é uma série de exercícios físicos e respiratórios, associados à concentração que, promovendo a desobstrução dos condutos sutis de energia, Nadis, pelos quais circula a energia, Prana, atinge corretamente os Chakras e leva o indivíduo a vivenciar o equilíbrio de sua personalidade. Indicado para processos de estresse, depressão, ansiedade, casos de intoxicação por medicamentos ou drogas, dificuldades de raciocínio e de memória, inércia e insônia.

Yoga Sthula Viyayama

São exercícios mais vigorosos do que os de Yoga Suksma requerendo maior esforço físico. São muito bons para o desenvolvimento muscular e estimulação física em geral.

Dharana Yantra e Tattva Yantra

Exercícios de concentração e visualização que utilizam as formas geométricas simbólicas ligadas aos Chakras para promover a desobstrução da passagem da energia e energizar desta maneira o Chakra correspondente à forma que é objeto da concentração.
Estes exercícios levam a um relaxamento acentuado das tensões psicossomáticas e são indicados para pessoas que apresentem dificuldades motoras e de concentração, além de serem utilizados como técnica avançada para aprofundar a energia nos Chakras.

Meditações Tântricas

Diversas são as técnicas de meditação tântrica. Elas promovem o relaxamento físico e mental, a concentração, a visualização e a capacidade reflexiva, harmonizando as ondas cerebrais e o sistema nervoso, reconectando o indivíduo a si mesmo.

Pranayama

Exercícios respiratórios realizados, de início, para o desenvolvimento e controle da capacidade respiratória e, posteriormente, executados para direcionar intencionalmente a energia sutil para os diversos Chakras.

Relaxamentos Dirigidos

Somente uma personalidade equilibrada, dotada de auto-estima e autoconfiança, poderá fazer frente às demandas e restrições impostas pelo mundo moderno com sua competitividade e individualismo crescentes, geradores de estresse.
As técnicas de relaxamento são instrumentos valiosos que permitem o alívio das tensões, o gerenciamento do estresse e contribuem para desenvolver no indivíduo a capacidade de usufruir a vida com equilíbrio e espontaneidade.
Ao final de todas as aulas são propiciados aos alunos alguns momentos de relaxamento, além de aulas de técnicas específicas, de modo a incentivar a prática correta e constante do relaxamento.
Estas técnicas de relaxamento dirigido são progressivas, ou seja, levam o indivíduo a liberar gradualmente as suas tensões físicas e psíquicas, atingindo as construções simbólicas inconscientes, liberando a energia concentrada responsável pela sua manutenção e, em conseqüência, as tensões correspondentes.
Indicados para pessoas com dificuldades de relaxar e de manter contato consigo mesmas, além dos casos de insônia, perda de concentração e tensões emocionais.

Yoga Nidrá

Método de relaxamento cujo objetivo é o equilíbrio físico, mental e espiritual (divisão meramente didática) através do relaxamento profundo consciente.
A prática é baseada num rodízio de conscientização em que a mente focaliza as diferentes partes do corpo, em Pranayama, Chidakasha, Dharana e visualização interior.
Considerando que Yoga é um processo de comunhão, a integração dos conteúdos conscientes e inconscientes determina uma personalidade mais equilibrada e plenamente consciente.
Dessa forma o relaxamento consciente alcançado em Yoga Nidra possibilita ao praticante observar, como espectador, uma liberação de imagens subconscientes carregadas de emoções e conteúdos que foram reprimidos, Sanskaras.
Esses conteúdos reprimidos, causa de nossas tensões profundas e da constante inquietude da mente, interferem subliminarmente nos nossos comportamentos na vida diária. Condicionam nossos pensamentos conscientes e experiências e nos compelem a reagir de forma razoavelmente previsível.
Assim que se atinge o relaxamento profundo consciente, esses conteúdos passam a emergir e torna-se importante manter-se como espectador, sem se envolver.

É a consciência que quebra os laços do envolvimento pessoal, sendo o meio de se libertar das impressões passadas, os Sanskaras."

Maharishi Kartikeya

Precursor do Dakshina Tantra, viveu até o início do século 20 na Índia. Ele teria vivido 300 anos e era considerado uma encarnação do Sr. Rama. Nasceu numa família brahmana, Utar Pradesh, e desde cedo demonstrou profundo conhecimento das escrituras sagradas. Ainda criança, colocado diante do épico Mahabharata, escrito em Sânscrito, teria lido com facilidade e fluência. Logo após sua cerimônia sacra, deixou sua casa e foi viver nos Himalaias.

 

Ao descer as montanhas, em peregrinação pela Índia, estabeleceu-se nas florestas de Badrinatha, de onde saiu e começou a ensinar. Grande mestre de Yoga, dedicou-se ao bem-estar da humanidade difundindo raras e valiosas técnicas comprovadamente eficazes na cura de doenças, proporcionando aos indivíduos estabilidade e pureza mental.

 

Dhirendra Brahmachari Swamiji

Mestre renomado e querido pelos indianos, cresceu sob a orientação de Kartikeya, a quem passou a seguir em suas andanças por toda a Índia e de quem herdou os ensinamentos do Yoga, seus tesouros mais altos e seus mistérios. Foi o guru que o iniciou na prática da Yoga Suksma Viyayama, da qual não há textos disponíveis. Viveu em peregrinação cuidando dos cinco ashrams (centros de estudos) de Yoga criados por Kartikeya. Foi o guia espiritual de Neruh, o primeiro presidente da Índia após a independência do país, assim como de toda a família Ghandi.

 

Swami Dattatreya Maharaj

Encarregado de cuidar do Vishwayatan Yogashram, em Nova Déli, um dos cinco centros de estudos e formação de Yoga criados por Kartikeya, renunciou a todo o tipo de bem material e foi viver nos Hiamalaias, em Badrinath, de onde saía em peregrinação para ensinar.

 

 

Paulo Murilo Rosas

Dirigente e professor do KAILASA – Centro de Yoga e Terapias, estudou com os mestres Dhirendra e Datattreya no Vishwayatan Yogashram, em Nova Déli, e trouxe os ensinamentos do Tantra para a América do Sul. Foi também aluno de Mantra Yoga do Swami Devananda Maharaj e de Hatha Yoga de B.K.S.Iyengar e outros mestres indianos. Em sua última viagem à Índia recebeu o título de Yoguiraj, professor dos professores, por ter adquirido grande experiência e conhecimento. É fundador e presidente da Associação Brasileira de Dakshina Tantra Yoga (ABDTY) e coordena cursos de capacitação em Dakshina Tantra, pesquisando e difundindo os ensinamentos recebidos. É sócio fundador do Centro de Estudos Vidya Mandir, no Rio de Janeiro e sócio benemérito da Associação Argentina de Professores de Yoga. Escreveu quatro livros e diversos trabalhos sobre Dakshina Tantra.

Entre em Contato

  • Facebook ícone social
  • Instagram

+55 75 992132704

© 2017 ADHIPATI Centro de Terapias Ayuveda | Cursos na Índia.

Vale do Capão, Chapada Diamantina - Bahia - Brasil

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon